Quem disse que a terceira idade não pode ser a melhor fase da vida? Desprendidos de ideais que muitas vezes aprisionam, munidos de sabedoria adquirida pelas vivências ao longo da vida e com um desejo imenso de aproveitar a oportunidade que lhes foi concedida de viver mais, os idosos têm tudo que precisam para viver com alegria!

Envelhecer nem sempre é fácil, mas é possível passar por essa fase com saúde, dignidade e autonomia física e mental, se a palavra-chave durante a vida toda tiver sido a prevenção! Medidas simples ao longo da vida permitem que você chegue aos 60, 70, 80, 90 e até 100 com qualidade de vida.

Prevenir e equilibrar o sistema hormonal, incluindo a reposição, no caso das mulheres, é um fator importante para viver com qualidade de vida na terceira idade. No caso dos homens, prevenir e detectar precocemente, principalmente, problemas na próstata também evita surpresas desagradáveis na terceira idade. No entanto, além dos cuidados com a rotina de consultas, exames, prevenção e rastreamento de doenças, algumas dicas são fundamentais para envelhecer com saúde: 

 ♥ Hidratação correta

Durante a terceira idade o corpo pode ser influenciado pelo consumo de medicamentos, o que acarreta maior perda de líquidos através da urina. Por isso, a hidratação tem papel ainda mais importante. A dica é consumir pequenas quantidades de líquidos ao longo do dia e não esperar sentir sede!

 ♥ Alimentação saudável e balanceada

Uma dieta rica em nutrientes e antioxidantes é imprescindível para combater o envelhecimento precoce das células. Grãos, alimentos ricos em fibras, legumes, frutas, verduras e alimentos ricos em vitamina D devem fazer parte da alimentação, porque auxiliam na saúde mental. 

Invista também em grãos, alimentos ricos em fibras, legumes, frutas, verduras e alimentos ricos em vitamina D – sardinha, cogumelo, ovos, salmão e leite – que auxiliam na manutenção da agilidade mental.

♥ Vida social

Ter vida social é essencial em qualquer tempo, mas principalmente na terceira idade quando a solidão pode assolar com maior frequência a vida. Aproveite toda oportunidade que tiver para conhecer pessoas e fazer amigos! 

♥ Atividades prazerosas

Exercitar-se regularmente e resgatar hobbies ou descobrir atividades que proporcionem prazer é viver com mais alegria! Corpo e mente agradecem! 

♥ Exames em dia

Realizar exames periodicamente é a melhor maneira de prevenir o surgimento de possíveis doenças e controlar aquelas que já existem! 

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!