Você é uma pessoa antenada? A chamada ‘pegada hídrica’ é um conceito criado pelo pesquisador holandês Arjen Hoekstra e diz respeito a quantidade de água doce que cada pessoa consome, de forma direta ou não.

Quando falamos em preservar a água, muitos de nós pensamos em medidas simples como fechar a torneira na hora de escovar os dentes ou lavar o cabelo, juntar louça na pia ou na máquina de lavar, substituir a mangueira por um balde na hora de lavar o carro ou o quintal e assim por diante. Essas atitudes são realmente muito importantes, mas representam ainda pouco perto do consumo que é terceirizado, por assim dizer. Sobretudo, quando o nosso consumo envolve carnes, outros produtos de origem animal e até mesmo peças de roupa. 

CURIOSIDADES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ÁGUA NA PRODUÇÃO 

DE CARNE BOVINA: a produção de um quilo de carne bovina exige, em média, mais de 15 mil litros de água;

DE CARNE SUÍNA: a média global de consumo para a produção de carne de porco é 5.990 litros por quilo;

DE FRANGO: cada quilo de carne de frango consome 4.330 litros de água, uma quantidade alta, mas menor do que o gasto gerado pela carne bovina e suína.

DE CEREAIS: para produzir a mesma quantidade de cereais são necessários apenas 1.644 litros;

DE UMA CALÇA JEANS: são utilizados cerca de 10.000 litros de água na produção de uma calça jeans, um item que praticamente todo mundo tem no armário.

É preciso desconstruir a imagem de que a água que consumimos vem apenas da torneira e que substituir a mangueira pelo balde já nos torna uma pessoa sustentável. Repensar a nossa alimentação, hábitos e consumo é fundamental para preservar o nosso maior bem: a água.

Aproveitando o ensejo, é imprescindível que haja uma conscientização em torno do descarte inadequado de medicamentos. Esse assunto, apesar de fazer parte do nosso dia a dia, não recebe a devida atenção assim como a utilização de água nos produtos que consumimos.

A cada ano são descartadas entre 10.000 e 28.000 toneladas de medicamentos vencidos no meio ambiente pelo esgoto, privada e pelo lixo comum. O resultado é devastador: as substâncias químicas contidas nos frascos chegam aos rios contaminando a água e os peixes. A principal dica é comprar apenas a quantidade ideal de medicamento para evitar sobras. Caso isso não seja possível, o Laboratório Gerardo Trindade disponibiliza um coletor especial para o recolhimento de medicamentos, com quatro compartimentos para receber medicamentos vencidos (sólidos e líquidos), embalagens e seringas. 

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Traga o medicamento vencido em sua casa para descartar aqui no Gerardo Trindade e contribua para preservar o meio ambiente!

Conte com o Gerardo Trindade!