HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana, que pode levar a síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS). Acontece que, ao contrário de outros vírus, quem tem o HIV tem que viver com essa condição permanentemente. Por outro lado, muitos mitos circundam o assunto, o que reforça a necessidade de desmistificá-los e acabar com o preconceito!
– A transmissão acontece por contato no dia a dia
MITO: a transmissão do HIV ocorre através de fluidos corporais, como sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno, não por abraços, beijos ou divisão de objetos e compartilhamento de alimentos.
– HIV não tem cura
VERDADE: mas o tratamento impede que a pessoa chegue ao estágio mais avançado, a AIDS.
– O teste pode dar negativo e, mesmo assim, eu ter HIV
VERDADE: o teste não consegue identificar a infecção no início. Chamamos esse período de janela imunológica, quando o exame não consegue acusar a infecção, porque detecta os anticorpos que o corpo produz para se defender da infecção. Se você esteve em situação de risco há mais de 30 dias, o resultado negativo é confiável. Se esteve há menos tempo, é importante repetir o exame.
– Posso contrair HIV fazendo uma tatuagem ou indo a manicure
VERDADE: se esses locais não utilizarem materiais descartáveis, no caso do estúdio de tatuagem, ou instrumentos esterilizados ou próprios da cliente, no caso da manicure, você pode contrair não apenas o HIV, mas também hepatite B e C.
– Se eu estiver grávida e infectada pelo vírus, meu bebê também terá HIV
MITO: a mulher que vive com HIV e faz tratamento para controlar o vírus reduz significativamente as chances de transmitir a infecção para o bebê durante a gravidez ou o parto.
– Quem tem HIV precisa contar para os amigos e familiares
MITO: a privacidade é um direito da pessoa que tem HIV. É responsabilidade de cada um cuidar da própria prevenção!
– Posso adquirir HIV pelo sexo oral
MITO: não existem dados sobre uma transmissão por sexo oral. De qualquer forma, a orientação é evitar a ejaculação na boca.
– A camisinha é a medida preventiva mais eficaz
VERDADE: não apenas em relação ao HIV, mas também a outras doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada.
Atualmente, apesar do acesso à informação, muitas pessoas carregam preconceitos e propagam fake news. Compartilhe esse post com seus amigos e familiares.
USE SEMPRE CAMISINHA e conte com o Laboratório Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!
Deixe um comentário