Especial | Dia do Idoso

Quem nunca ouviu dizer “qual é a melhor idade?” A resposta pode acabar sendo influenciada pelas construções culturais, como ‘30, a idade do sucesso’ ou ‘os 40 são os novos 30’. Por outro lado, levar em consideração o momento presente, seja ele qual for, contribui para uma vida mais leve e feliz. Quando o assunto é melhor idade, que tal ressignificar a importância da sua atual? 

A terceira idade, também conhecida como melhor idade, traz diversas mudanças e algumas delas não são nada fáceis. No entanto, quando a saúde (física e mental) é tratada como prioridade tudo caminha de forma mais simples e tranquila!

💚 Movimento é vida

Os idosos, quando não têm muitas atividades, ficam muito em casa e acabam ociosos. Isso pode interferir no prazer que sentem diante da vida, mas não precisa ser assim. A dica é praticar atividades físicas regularmente, não só para liberar serotonina como também prevenir doenças doenças cardíacas e a osteoporose, muito comum nessa fase da vida. Além disso, movimentar o corpo também previne a depressão e contribui para o bom humor. Caminhadas leves, pilates e hidroginástica são algumas sugestões de baixo impacto!

💚 Alimentação nutritiva

O envelhecimento é um processo natural, mas o organismo sofre uma série de alterações que influenciam nas condições de saúde do idoso. A deficiência de vitaminas e minerais é uma delas. Outra alteração que deve ser levada em consideração é a maneira como o corpo lida com a grande ingestão de comida. O ideal é fracionar a alimentação para não sobrecarregar o estômago, lembrando de dar preferência para os alimentos ricos em nutrientes: cálcio, vitamina D, fibras, proteínas, vitamina B12 e zinco ganham destaque nesse cardápio. Dar preferência para alimentos no vapor também é importante, já que as vitaminas, minerais e fibras são encontrados em menor quantidade em alimentos cozidos. 

💚 Sono 

A qualidade do sono é importante em qualquer idade, mas na terceira idade ganha uma importância ainda maior. É que quando o idoso não dorme bem, as chances de ter ansiedade, falhas de memória, indisposição e pressão alta aumentam, comprometendo sua qualidade de vida e bem-estar! 

💚 Atividades prazerosas 

Ter atividades regulares contribui para manter o cérebro ativo, além de proporcionar felicidade e bem-estar! Nesse sentido, o apoio de familiares e amigos é muito importante para a permanência da atividade na vida do idoso. Às vezes ele pode achar que não precisa ou não tem jeito pra determinada coisa, mas basta começar para que o humor ou a perspectiva perante a vida mudem para melhor! 

💚 Check-up

Na terceira idade aumenta o risco de doenças crônicas e degenerativas, por isso é fundamental passar por consultas médicas e realizar exames segundo orientação médica. Cansaço excessivo, dor, tristeza, desânimo, perda de peso, equilíbrio e falha na memória, por exemplo, não devem ser encarados com normalidade, mas sim investigados já que podem indicar depressão, osteoporose, alzheimer, entre outras doenças. 

A melhor idade é aquela em que nos sentimos bem, independente das limitações, desafios ou dificuldades que possam parecer para nós.

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!