De acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o Sinitox, os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações desde a década de 90. Restos de medicamentos em casa, por exemplo, usados  inadvertidamente, podem resultar em intoxicações graves e morte, principalmente em crianças!

A prevenção passa por algumas ações simples, que devem ser tomadas por todos, principalmente nas casas que têm crianças. Algumas dicas importantes: manter os medicamentos longe do alcance das crianças, verificar com frequência a data de vencimento dos medicamentos que você tem na sua casa; separar aqueles que estão vencidos (pomadas, cartelas de comprimidos, vidros de xarope ou spray) e mantê-los fora do alcance de crianças; ir até o ponto de coleta mais próximo da sua casa e descartar esses medicamentos com a consciência de que eles terão um destino adequado. Outra dica importante também é comprar somente a quantidade de medicamento necessária ao tratamento prescrito pelo médico, para evitar sobras de medicamentos em casa.

Além de prevenir intoxicações, descartar os medicamentos corretamente é uma forma de preservar o meio ambiente: a cada ano são descartadas entre 10.000 e 28.000 toneladas de medicamentos vencidos no meio ambiente através do descarte de medicamentos pelo esgoto, através da privada, e pelo lixo comum, fazendo com que as substâncias químicas contidas em cada frasco ou cartela cheguem aos rios e córregos, contaminando a água que bebemos e os peixes que consumimos.

O Laboratório Gerardo Trindade disponibiliza um coletor especial para o recolhimento de medicamentos, com quatro compartimentos para receber medicamentos vencidos (sólidos e líquidos), embalagens e seringas. Traga o medicamento vencido em sua casa para descartar aqui no Gerardo Trindade, você contribui para preservar o meio ambiente e minimiza o risco de uma intoxicação por ingestão de medicamento.

O descarte consciente de medicamentos é o melhor remédio para o meio ambiente e para uma vida saudável de todos nós, moradores deste planeta maravilhoso!

Conte com o Laboratório Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!