No Brasil, a expectativa de vida das mulheres é, em média, 8 anos superior a dos homens. Mas essa maior sobrevida pode estar se reduzindo em decorrência de algumas mudanças nos hábitos das mulheres modernas.

O papel da mulher na sociedade mudou, especialmente nas últimas décadas. Isso se
expressa na crescente participação feminina no mercado de trabalho e como chefe de família, nas mudanças de comportamento, na maior participação política e no fortalecimento dos movimentos de valorização das mulheres.

Frases como “Não tenho tempo!”, “Estou exausta” e “Estou sobrecarregada” já fazem parte do dicionário das mulheres contemporâneas. Mulheres que trabalham em casa e fora, estudam, gerenciam empresas e a própria casa, cuidam da família e buscam crescer profissionalmente. Essa sobrecarga de responsabilidades provoca um forte aumento do nível de stress e cortisol, o que impacta diretamente na saúde física e mental das mulheres.

Com a correria do dia a dia, para dar conta de todas as tarefas programadas é comum que a mulher se alimente mal, não faça exercícios com a frequência adequada, deixe o lazer de lado e diminua suas horas de sono. Obesidade, hipertensão, depressão, síndrome do pânico, doenças coronarianas, doenças auto-imunes, diabetes… Essas doenças estão extremamente relacionadas ao stress e ao estilo de vida das mulheres atualmente. Buscar ser a melhor mãe, esposa e profissional é um desafio constante. Esse desejo de ser a melhor em tudo traz sobrecargas difíceis de lidar. Não conseguir desempenhar todos os papéis com perfeição é natural, é humano. O grande desafio da super mulher moderna é equilibrar não só todos os papéis que ela desempenha, mas também suas emoções, que são uma montanha russa e acompanham sua multiplicidade de tarefas.

E o que fazer para dar conta de tanta coisa e ser uma mulher saudável? O primeiro passo é se analisar, descobrir o que é importante para você, encontrar o que lhe faz feliz. Vivenciar e satisfazer seus desejos e vontades, libertar-se do medo de não atender o papel social de mulher, mãe, esposa, profissional, não se cobrar tanto pelo que você não consegue executar com a perfeição que você imaginou ou acha que os outros esperam de você. Um passo inicial para retomar o controle sobre sua vida é aprender a dizer não. Aprender a colocar limites para situações que podem impactar a sua qualidade de vida.

O segundo passo para ter qualidade de vida é procurar levar uma vida saudável, com bons hábitos: não fumar, manter um peso adequado ao seu biótipo e idade, fazer exercícios, se alimentar de forma correta, ir regulamente ao dentista e ao médico, realizar anualmente um check-up da sua saúde com exames laboratoriais, citologia oncótica, mamografia, ultrassom endovaginal, densiometria óssea, etc.

Esse check-up depende da idade da mulher. No caso específico dos exames laboratoriais, o Laboratório Gerardo Trindade desenvolveu pacotes para lhe ajudar na escolha dos exames a serem feitos dependendo da sua faixa etária:

 

Com todas essas ponderações, está na hora de você valorizar a pessoa mais importante da sua vida: você! Tire um tempinho para rever sua vida, sua rotina, suas expectativas e reprograme a sua rotina para você ser uma pessoa saudável e produtiva, que produz muita alegria para você mesma e para as pessoas ao seu redor! Mãos à obra!