O famoso ditado popular já nos diz: “Prevenir é melhor do que remediar.” O que faz todo o sentido, principalmente no final de um ano e começo de outro. Nesta época há muitas comemorações e confraternizações, a ocasião perfeita para realizar um check-up e aproveitar cada momento especial com tranquilidade, sem preocupações. Além disso, começar uma nova etapa da vida com saúde é muito importante para você concluir seus planos!

Alguns exames são importantes para verificar como está sua saúde nessa época do ano. Será que você pode comer sem culpa aquele leitão assado delicioso que sua mãe prepara? Vamos saber?

– Colesterol total e frações + triglicérides: estes exames vão avaliar como está a taxa de gorduras no seu sangue, se você precisa fazer alguma alteração na sua rotina de alimentação e exercícios ou se pode comer as comidinhas de fim de ano sem culpa!

– Glicemia de jejum: este exame avalia o nível de glicose – açúcar – no seu sangue. Glicose acima do normal pode causar danos aos rins e aos olhos, por exemplo. Se sua glicose estiver alterada, seu médico vai lhe ajudar no controle da mesma. Às vezes, somente mudança na alimentação e realização de exercícios já é suficiente para regularizar a taxa de glicose no sangue.

– Hemograma: um exame rápido e que dá muitas pistas sobre sua saúde! O hemograma é um exame de triagem. Dependendo das alterações apontadas pelo exame, seu médico irá lhe pedir outros exames complementares. O hemograma é útil para detectar anemias e infecções, principalmente.

– Urina rotina: alterações no exame de urina rotina – que é um exame de triagem – informam claramente qualquer problema  nos seus rins.

– Uréia e creatinina: juntamente com o exame de urina rotina, avaliam a função renal, que pode se alterar em pacientes hipertensos e diabéticos.

– TGO, TGP e GGT: enzimas presentes no fígado. Qualquer alteração no fígado eleva a taxa dessas enzimas e sua alteração serve de alerta para pesquisar a causa do problema.

– Pesquisa de sangue oculto nas fezes: este exame acusa a presença de quantidade de sangue invisível a olho nu. O sangue nas fezes pode ser sinal de alguma doença mais séria. Um exame simples, que pode prevenir agravamento de doenças tratáveis.

– TSH e T4 livre: estes dois exames quando feitos em conjunto dão um panorama do funcionamento da tireoide.

Além dos exames laboratoriais do check-up anual, algumas atitudes são fundamentais para você manter sua saúde em dia:

–  Aferir a pressão arterial: procurar mantê-la dentro dos limites estabelecidos para a faixa etária.

– Controlar o peso: a obesidade deve ser controlada, pois aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer, entre outras doenças.

– Cuidar da alimentação: procure escolher alimentos com menos teor de sal e gordura; dê preferência aos alimentos integrais e menos processados.

– Fazer exercícios: o exercício ajuda na manutenção do peso e da massa muscular. A realização de exercícios com regularidade ajuda a ter um envelhecimento saudável, já que previne o surgimento e minimiza várias doenças.

– Não fumar: o cigarro aumenta o risco do surgimento de vários tipos de câncer, além de causar envelhecimento precoce.

–  Manter a vacinação em dia: várias doenças podem ser evitadas com uma única dose de vacina.

– Beber bastante água: a água, presente no sangue, é responsável por levar os nutrientes a todas as células do corpo. A desidratação pode levar a várias doenças perfeitamente evitáveis e sérias, como doenças renais.

– Evitar a exposição ao sol no horário entre 10h e 16h: nesse horário, os raios solares estão muito intensos e podem levar a um câncer de pele. Atenção às pintas e manchas na pele: qualquer modificação nas mesmas, procure um dermatologista para avaliar.

– Usar camisinha: a camisinha é importante para evitar várias doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a sífilis, a AIDS, a gonorréia, HPV e herpes, entre outras. O HPV, por exemplo, pode causar lesões que, se não tratadas a tempo, podem evoluir para um câncer.

– Fazer uma consulta ao oftalmologista anualmente: alguns problemas visuais, se detectados precocemente, não causam maiores transtornos. Nas crianças, por exemplo, a dificuldade de enxergar bem pode levar a déficit no aprendizado. Já em adultos, várias doenças oculares que podem levar à perda da visão, são tratáveis quando descobertas precocemente.

– Para os homens: consultar um urologista anualmente, a partir dos 40 anos. Ele vai lhe ajudar na prevenção do câncer de próstata.

– Para as mulheres: anualmente, ir ao ginecologista para fazer exame preventivo de câncer de colo de útero e avaliar as mamas. Para algumas mulheres, também é indicado a realização de mamografia anualmente.