A osteoporose é uma perda de massa ou densidade óssea que torna o esqueleto frágil, poroso, o que pode ocasionar uma série de fraturas. Aproximadamente, a metade das mulheres, após a menopausa, é afetada pela osteoporose contra um em cada oito homens idosos. Isso ocorre devido à diminuição do estrógeno, um hormônio de grande importância para a absorção de cálcio pelos ossos, mantendo-os fortes, após a menopausa.

Acumular cálcio nos ossos é uma das formas de prevenção da osteoporose. Se desde a infância a criança tiver uma alimentação rica deste mineral, será um passo importante para evitar problemas no futuro. Na infância e na vida adulta tardia, ou seja, mulheres na pós-menopausa ou idosos, o consumo de cálcio deve ser em torno de 1200-1500mg por dia. Isso corresponde a 1 copo de leite = 250mg de cálcio, 1 copo de iogurte = 300mg e 1 fatia de queijo = 300mg.


*Valores recomendados pela Food and Nutrition Board (Institute of Medicine, National Academy Press, 1997.)

A​ ​Importância​ ​da​ ​Vitamina​ ​D​ ​no​ ​combate​ ​da​ ​doença

Manter os níveis adequados de vitamina D no sangue é essencial, já que quando se encontram baixos passam a representar um risco para fraturas, afetando diretamente a mineralização óssea, a força muscular e o equilíbrio. É a vitamina D que absorve o cálcio e é encontrada em peixes, como o salmão e a cavalinha, na gema do ovo e também em laticínios.

Não podemos nos esquecer, como sempre, dos bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável, ou seja, longe do sedentarismo; mantendo uma dieta rica em cálcio, leite desnatado e seus derivados, também desnatados, já que a gordura contida nesses alimentos dificulta a boa absorção do cálcio pelo organismo. Outro hábito a ser levado em conta é uma alimentação rica em fósforo, encontrado em alimentos como: ervilha seca, sardinha enlatada, verduras de folhas verde escuras, como couve e o brócolis, e também em grãos integrais, nozes e leguminosas em geral, outro mineral essencial para a formação óssea.