Hoje é um dia para lembrarmos de algo que nunca deveríamos esquecer: nossa saúde. Como anda a sua? O 5 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Oswaldo Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga, interior de São Paulo. Filho do médico Bento Gonçalves Cruz e de Amália Taborda de Bulhões Cruz, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro aos 15 anos. Formou-se em 24 de dezembro de 1892, defendendo a tese “Veiculação Microbiana pelas Águas”. Em 1896, foi para Paris especializar-se em bacteriologia no Instituto Pasteur, que na época reunia grandes nomes da ciência.

Para uma vida saudável, alguns hábitos são essenciais. Uma dica é ir mudando a rotina aos poucos, para que o corpo vá se acostumando.

  1. Alimente-se à base de frutas, verduras, proteínas e carboidratos.
  2. Pratique atividades físicas: movimente-se! Uma caminhada de 30 minutos por dia é capaz de dar uma guinada na sua saúde, além de proporcionar uma sensação de prazer e bem-estar ao seu corpo.
  3. Mantenha-se hidratado: evite bebidas alcoólicas e gaseificadas. Dê preferência aos sucos naturais, água e chás.
  4. Utilize filtro solar: é muito importante para evitar queimaduras e até o surgimento do câncer de pele.
  5. Durma o necessário: um local confortável, sem ruídos e livre de claridade, contribuirá para um sono de qualidade.
  6. Esqueça o cigarro: reconhecidamente, ele é o causador de diversas doenças, como câncer de pulmão e enfisema pulmonar. Deixar de fumar não é uma tarefa fácil e simples, é preciso muita força de vontade e apoio de todos.

Viver com saúde é fazer boas escolhas e conduzir a vida com equilíbrio!