Você costuma fazer um check-up anual? Além do diagnóstico, os exames laboratoriais assumem um papel de protagonismo no acompanhamento da gestação, por exemplo, e de doenças crônicas. Na aterosclerose, por exemplo, que ocorre quando há um acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, é fundamental ter o controle dos índices de colesterol para averiguar se a doença está sob controle ou evoluindo. No caso da diabetes, por exemplo, esse acompanhamento é feito a partir da avaliação dos níveis de açúcar, como a hemoglobina glicada e a glicemia em jejum e assim por diante.
Para cada pessoa, de acordo com sua idade, sexo, histórico familiar e estilo de vida, existe um check-up mais indicado. O diagnóstico precoce e o acompanhamento de doenças crônicas podem salvar vidas!
Mulheres grávidas precisam ter uma atenção especial à rotina de saúde, seguindo todas as orientações do médico. A diabetes gestacional e a hipertensão arterial, por exemplo, são doenças que precisam ser acompanhadas com muito cuidado depois de diagnosticadas através dos exames. Além disso, doenças infectocontagiosas (sífilis, HIV, entre outras) precisam ser descartadas ou, se for o caso, diagnosticadas para que haja o controle sobre elas durante todo período da gestação.
Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!
Deixe um comentário