Fumante passivo é a pessoa que inala a fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto e cachimbo. O fumante passivo é chamado assim porque em um ambiente fechado respira as mesmas substâncias tóxicas que o fumante ativo.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes que se constituem de duas fases fundamentais: a particulada e a gasosa.
Você sabe o que tem na fumaça do cigarro?
* Fase gasosa da fumaça: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína;
* Fase particulada da fumaça: nicotina (droga psicoativa) e alcatrão (veja no quadro ao final deste post algumas das mais de 40 substâncias que formam o alcatrão!)
O monóxido de carbono liberado pelo cigarro forma um composto – a carboxihemoglobina – na hemácia e reduz a capacidade de transporte de oxigênio pelo sangue. Essa diminuição da capacidade da hemácia de transportar o oxigênio priva vários órgãos da oxigenação plena e leva a várias doenças. Entre elas, a aterosclerose, que é o endurecimento das paredes dos vasos sanguíneos.
A nicotina causa dependência química agindo no sistema nervoso central da mesma forma que a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 7 a 19 segundos ao cérebro.
A nicotina e o monóxido de carbono juntos provocam diversas doenças cardiovasculares: aumentam a liberação de catecolaminas, causando vasoconstrição dos vasos sanguíneos e acelerando a frequência cardíaca. O que resulta na hipertensão arterial e provoca adesão das plaquetas, podendo levar à trombose. A nicotina também destrói a elastina do tecido pulmonar, provocando o enfisema pulmonar, no qual o pulmão fica endurecido e não consegue mais oxigenar o sangue totalmente.
A fumaça que sai da ponta do cigarro e se difunde rapidamente pelo ambiente contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala!
Em 2011 houve um grande avanço com a proibição de fumar dentro de recintos fechados, mas ainda há muitos fumantes passivos dentro de casa, principalmente ao lado dos seus parceiros e pais.
O fumante precisa ter a consciência de que a fumaça do seu cigarro causa doenças nas pessoas com quem convive em casa, no trabalho e em outros espaços coletivos. Não existe nível seguro de exposição à fumaça, cigarro bom é cigarro apagado!
Quando você acende um cigarro, a queima dos derivados do tabaco forma o alcatrão, que contém mais de 40 substâncias cancerígenas, entre elas:
– arsênio: pesticida, veneno contra inseto – benzopireno: pesticida – chumbo: presente em tinta – cádmio: usado em bateria de carro – resíduos de agrotóxicos – formol: usado em conservação de cadáver – substâncias radioativas. Ex: polônio 210 – acetona: removedor de esmalte – naftalina: usado em mata-barata – fósforo P4/P6: usado em veneno de rato (racumim) – amônia: usado em desinfetantes – terebintina: solvente de tinta |
Algumas doenças causadas pelo tabagismo:
– aterosclerose – hipertensão arterial – doenças cardiovasculares: infarto agudo do miocárdio – úlcera gástrica – doença pulmonar obstrutiva crônicas (DPOC): enfisema pulmonar e bronquite crônica – câncer de pulmão – reações alérgicas: rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma |
Conte com o Laboratório Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!
Deixe um comentário