Em dezembro de 2016 foi lançado o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico. Dentre as orientações que o consenso trouxe de novidade uma foi a flexibilização do jejum para a dosagem do perfil lipídico. Foram estabelecidos novos valores de referência para coletas realizadas com ou sem jejum.
E por que dessa flexibilização do jejum? Hora, nós passamos mais tempo no estado alimentado do que em jejum, estando exposto por muito mais horas à ação dos lipídios nas nossas artérias. Então, faz todo o sentido poder fazer a dosagem a qualquer momento. O único exame que é realmente impactado pelo momento da coleta – se em jejum ou após se alimentar – é o triglicérides, que ganhou valores diferentes de acordo com o momento da coleta.
Outro ponto muito importante é que o valor de referência dos lipídios varia de acordo com a idade e com o risco clínico do paciente. Crianças e adolescentes ganharam valores diferentes dos adultos. Para os exames colesterol LDL e não-HDL os valores de referência foram estratificados de acordo com o risco do paciente: baixo, intermediário, alto e muito alto. Ou seja, pacientes que têm um risco cardíaco maior como, por exemplo, hipertensos e diabéticos, têm que manter suas taxas de colesterol LDL e não-HDL mais baixas que o restante da população.
Por isso é importante que o resultado dos seus exames seja avaliado por um médico, porque ele irá considerar todo o seu histórico clínico e estilo de vida para avaliar se o resultado encontrado está compatível com o alvo terapêutico ideal para você.
ENTENDENDO AS FRAÇÕES DE COLESTEROL
O colesterol, juntamente com os triglicérides, está entre os lipídios biologicamente mais importantes do nosso organismo. É a partir do colesterol que vários hormônios esteróides como, por exemplo, testosterona e estradiol, são produzidos. Além disso, é a partir da molécula de colesterol que são formados os ácidos biliares e a vitamina D. E ele também está presente nas membranas das células, atuando no transporte de várias substâncias do meio extracelular para a célula e vice-versa.
Mas o colesterol não é só mocinho: em níveis elevados pode levar à aterosclerose, um estado inflamatório na parede interna das artérias do coração e de outras partes do organismo. No local inflamado há formação contínua de uma placa de gordura, cálcio e outros elementos. Com o passar do tempo, a placa vai aumentando de tamanho até obstruir o vaso sanguíneo e interromper a passagem do sangue, podendo levar à infarto e AVC, por exemplo.
Para que possamos entender a importância das diversas frações de colesterol e como interpretá-las, precisamos entender como o colesterol é metabolizado. Você sabia que o colesterol é produzido no fígado? Para chegar às células o colesterol precisa ser transportado do fígado através do sangue. Acontece que o sangue é formado por água, e colesterol é gordura. Além disso, o grande truque do organismo para transportar o colesterol é a utilização de lipoproteínas, que são proteínas específicas que envolvem o colesterol, permitindo essa transporte do colesterol, assim como do triglicérides, pela corrente sanguínea.
E é essa combinação de lípides – colesterol e triglicérides – com lipoproteínas que formam as diversas frações de colesterol. Vamos conhecer um pouco sobre elas e entender o motivo dos valores de referência que foram determinados no consenso de 2016.
COLESTEROL VLDL – lipoproteína de densidade muito baixa, é rica em triglicérides e por isso tem que ser mantida em valores bem baixos.Essa fração de colesterol em relação às outras é muito pesada, sendo transportada mais vagarosamente pela corrente sanguínea. Com isso, quanto mais VLDL você tiver, maior o risco de aterosclerose, porque como o VLDL é uma molécula mais pesada, parte dela fica presa nos pontos inflamados das paredes das veias, que agem como uma “rede de pesca no fundo do rio” e que consegue reter o que passa por ela, formando o ateroma.
COLESTEROL LDL – lipoproteína de densidade baixa, tem menos triglicérides que a VLDL mas ainda temos que ficar de olho nela. O colesterol LDL é mais leve que o VLDL, mas ainda um pouco pesado e pode ficar retido no ateroma, também.
COLESTEROL HDL – lipoproteína de alta densidade, apresenta uma alta quantidade de colesterol. É considerada o bom colesterol e quanto mais alto o seu valor, menor o risco de aterosclerose. O colesterol HDL “flutua” no meio do vaso sanguíneo, passando longe da parede dos vasos e não contribuindo para formar o ateroma.
COLESTEROL NÃO-HDL – além das frações citadas acima existem outros tipos de frações de colesterol, que variam na quantidade de colesterol, lipoproteína e triglicérides em sua composição. De acordo com o último consenso, não se dosa mais o colesterol VLDL, somente o LDL e o HDL. Foram estabelecidos valores de referência para o chamado colesterol não-HDL, que engloba todas as frações de colesterol, incluindo-se aí o colesterol LDL (que é dosado em separado) e o colesterol VLDL. O colesterol não-HDL deve ser mantido em níveis controlados de acordo com o risco do paciente, porque engloba as frações mais ricas em triglicérides que tem mais risco de causar um ateroma.
Valores de Referência para avaliação de risco cardiovascular para adultos acima de 20 anos:
Valores de Referência para avaliação de risco cardiovascular de zero até 19 anos:
E SE O MEU COLESTEROL TOTAL OU ALGUMA DAS FRAÇÕES NÃO-HDL ESTIVER ALTO?
Bom, primeiramente saiba que 70% do colesterol encontrado é produzido pelo nosso organismo e 30% vem da alimentação. No primeiro momento, o tratamento é feito com melhorias na alimentação, realização de exercícios e redução de peso. Caso o tratamento não medicamentoso não tenha efeito, há indicação de medicamentos específicos, como, por exemplo, atorvastatina, que somente o seu médico poderá lhe indicar. E detalhe importante, os medicamentos têm que ser tomados à noite, porque a produção do colesterol é maior neste período
E é importante fazer a monitoração periódica dos níveis do colesterol total e suas frações, bem como das triglicérides. E pra isso, conte com o Laboratório Gerardo Trindade! Mantenha seu check-up sempre em dia!
Mantenha a sua saúde e os seus exames em dia no Gerardo Trindade!