O solo é fundamental para os ciclos naturais da vida. Por isso, não é segredo algum que atitudes como o descarte incorreto do lixo, o processo de contaminação e algumas atitudes que já estão impregnadas na nossa cultura sejam dignas de um bate-papo, principalmente vindo do Gerardo Trindade! ?
Selecionamos 10 dicas para colocarmos em prática hoje mesmo:
1- Procure reduzir, reciclar ou reutilizar o lixo gerado, sempre que possível: não existe ‘jogar fora’, todo o lixo produzido fica dentro do nosso planeta. O primeiro passo para a realização do processo de reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo por material, com o seu posterior destino para o reaproveitamento. Que tal incentivar essa ideia na sua casa com a criançada?
2- Não descarte medicamentos e outros produtos farmacêuticos, como seringas e ampolas, no lixo comum ou vaso sanitário: além de prevenir intoxicações, descartar os medicamentos corretamente é uma forma de preservar o meio ambiente: a cada ano são descartadas entre 10.000 e 28.000 toneladas de medicamentos vencidos no meio ambiente, através do descarte de medicamentos pelo esgoto, da privada e pelo lixo comum, fazendo com que as substâncias químicas contidas em cada frasco ou cartela cheguem aos rios e córregos, contaminando o solo, a água e os peixes.
3- Dê preferência aos produtos orgânicos: a erosão do solo é um processo natural, responsável pela alteração do relevo terrestre, mas os seres humanos estão acelerando o processo através da ocupação incorreta do solo, principalmente relacionada ao uso de agentes químicos. A boa notícia é que na produção orgânica existem técnicas que reconstituem e até melhoram a fertilidade natural do solo, o que o torna resistente à erosão.
4- Plante uma árvore sempre que puder: as raízes das árvores crescem e mantém firme o solo, ajudando a prevenir a erosão, especialmente quando cresce nas encostas e terrenos íngremes. Além disso, elas ajudam na filtragem de esgoto e produtos químicos de fazendas.
5- Evite fazer o uso de químicos, pesticidas, herbicidas e fungicidas em cultivos de plantas.
Reprodução: Folha de São Paulo | Fontes: Sciense, Abrasco
6- Dê preferência a produtos biodegradáveis: eles se decompõem com mais facilidade e são vistos como alternativa sustentável. Os produtos de limpeza não biodegradáveis, por exemplo, contém derivados do petróleo e outras substâncias nocivas ao meio ambiente.
7- Não descarte substâncias tóxicas e nocivas pelo ralo: por meio da água, essas substâncias entrarão em contato com o solo.
8- Reduza ou abandone os plásticos da sua vida: algumas dicas para chegar lá são recusar os descartáveis, não aceitar canudos, não pegar sacolinhas nem outros tipos de embalagens plásticas e se alimentar de forma mais natural. Explicamos melhor a seguir:
. recusando os descartáveis: sabe aqueles lixinhos desnecessários? Quase sempre comer fora de casa também quer dizer consumir talheres e copos plásticos. Que tal carregar os talheres da sua casa na sua bolsa ou mochila?
. dizendo não aos canudos: mesmo que você seja adepto dos canudos de bambu ou outro material, é perfeitamente possível viver sem os canudos. Pense nisso com carinho!
. abandonando o hábito de pegar sacolinhas plásticas: as ecobags são incríveis nesse sentido. Mas se você não estiver disposto a comprar uma, pode usar a mochila, a bolsa ou uma caixinha de papelão para carregar suas compras.
. se alimentando de forma mais natural: todo alimento industrializado carrega uma embalagem que vai para o lixo. Pensando nisso, para além da saúde, vale a pena ter uma alimentação mais natural. Descasque mais, desembale menos: esse é o lema!
9 – Procure sempre bons exemplos: quem não se sente inspirado por eles? Na Alemanha, por exemplo, a reciclagem do plástico por parte do fabricante é obrigatória. Sabe como funciona? Todo o consumidor deve devolver os recipientes plásticos em máquinas específicas para isso. As máquinas, por sua vez, reconhecerão de onde aquele plástico é. Essas embalagens acabam voltando para o fabricante que as produziu, ele as vende para a indústria de reciclagem e as compra de volta, prontinhas para reutilizar.
Dessa forma, o plástico fica mais barato para a empresa que o utiliza como matéria-prima e fortalece outros empreendedores, graças à economia circular praticada para que a reciclagem aconteça. Não é incrível?
10- Seja um incentivador de pessoas: mostre aos outros como é perfeitamente possível ajudar na conservação do solo. Pode ser fazendo tudo o que mencionamos aqui e ainda compartilhando nas redes sociais ou fazendo o famoso boca a boca, mas não deixe de ser um incentivador, combinado?
O Laboratório Gerardo Trindade disponibiliza um coletor especial para o recolhimento de medicamentos, com quatro compartimentos para receber medicamentos vencidos (sólidos e líquidos), embalagens e seringas. Traga o medicamento vencido em sua casa para descartar aqui no Gerardo Trindade!
Compartilhe essas dicas com a sua família e amigos e faça parte do Dia da Conservação do Solo!
Deixe um comentário