O verão é uma época super gostosa de férias, diversão e descanso merecidos, mas também é nesse período em que devemos ficar mais alertas para a exposição solar. São medidas simples que previnem uma série de problemas como o aparecimento de manchas, envelhecimento precoce, queimaduras e câncer de pele, causados pela radiação ultravioleta.
Confira as principais medidas de proteção durante o verão:
1) Aplicar protetor solar filtro 30, no mínimo;
A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é utilizar um protetor com FPS 30 ou superior e um PPD acima de 10, ideal para uma exposição mais prolongada ao sol, na praia, piscina, cachoeira, etc.
2) Reaplicar o protetor duas vezes ao dia ou a cada duas horas, independente se você entrar entrar ou não na água;
O recomendado é que se aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva e que se reaplique a cada duas horas.
3) Usar boné ou chapéu para proteger o couro cabeludo e oferecer uma proteção maior ao rosto;
Além disso, dê preferência para roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois elas retêm cerca de 90% das radiação UV. O que não ocorre com outros tecidos, como o nylon, que protege apenas 30%.
4) Evitar a exposição solar das 10h às 16h;
75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre na faixa entre 0 e 20 anos. Se estiver na praia, procure por barracas que disponibilizem guarda-sol de materiais que absorvam a radiação UV, como algodão ou lona.
5) Beber bastante água, de 2 a 3 litros por dia;
Quando falamos em hidratação, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é a água. Mas as bebidas isotônicas, água de coco e sucos naturais também devem ser lembrados, já que são fontes de minerais e carboidratos. Vale lembrar que, com o ritmo de férias, algumas pessoas acabam tomando aquela cervejinha para relaxar. Qualquer bebida alcoólica deve ser consumida preferencialmente junto com água, pois apesar de serem líquidas possuem um efeito desidratante. O que pode ser ainda mais prejudicial em situações de exposição solar!
6) Usar óculos de sol, que previnem cataratas e lesões;
O barato pode sair caro, por isso o recomendado é usar óculos de sol com proteção UVA e UVB e evitar adquirir a óculos piratas e sem qualidade. Além disso, a cor da lente não influencia na proteção, mas sim um filtro transparente que pode ser aplicado tanto em óculos de sol quanto em óculos de grau.
Viu como é simples cuidar de você? Conte com o Laboratório Gerardo Trindade! Agora é só curtir o verão!
Deixe um comentário