Espirros frequentes, tosse, dores no corpo, febre… Você sabe dizer se estamos falando da gripe ou do resfriado?

É extremamente comum que façamos confusão entre as duas doenças, afinal, mesmo sendo infecções respiratórias diferentes, seus sintomas são bastante semelhantes. Mas, para buscar o tratamento adequado para cada caso é preciso saber diferenciá-las, principalmente com a chegada da temporada fria do ano, que está cada vez mais próxima e costuma trazer mais casos de gripe junto de si. Essa é a primeira diferença que podemos apontar: o resfriado pode acontecer durante todo o ano, já a gripe é caracterizada pela sazonalidade, sendo mais comum no outono e inverno.

Outra diferença importante para começarmos é a exclusividade viral da gripe. Enquanto o resfriado pode ser causado por diversos tipos de vírus, como o rinovírus, adenovírus, parainfluenza e até o próprio influenza, entre outros, a gripe é causada única e exclusivamente pelo vírus influenza, que pode ser dos tipos A ou B. Dentro de cada uma dessas categorias, existem alguns subtipos como o H1N1 e o H3N2 dentro do tipo A e, do B, o Yamagata e o Phuket, por exemplo.

A partir daí, os sintomas possuem pequenas diferenças. Dessa forma, o resfriado normalmente acomete mais exclusivamente nariz e garganta e apresenta, na maioria dos casos, sintomas como coriza, obstrução nasal, prurido nasal, dor de garganta, conjuntivite, podendo também ocorrer a aparição da tosse. Nesses casos, o paciente se recupera em cerca de 4 dias e fica menos “derrubado” do que aconteceria com a gripe.

Já essa, geralmente, tem maior afinidade em relação ao pulmão e os brônquios, ainda que afete também os aparelhos superiores que compõem nosso sistema respiratório, como nariz e garganta. Seus sintomas primários são febre alta (acima de 38 ºC) e súbita, acompanhada comumente de calafrios, dor muscular (principalmente em pernas e região lombar), dor de cabeça e prostração e, em casos mais raros, dor nas articulações. Posteriormente possui os sintomas similares aos do resfriado, como tosse, dor de garganta e congestão nasal, diferenciando-se por ser mais intensa e também causar um comprometimento maior do estado geral do paciente, dando-lhe uma forte sensação de mal-estar.

Outro ponto importante para ser levado em consideração é que a gripe é sim mais grave, já que, além de apresentar sintomas mais fortes, ela costuma durar mais tempo que o resfriado (cerca de 7 a 10 dias). Além disso, caso não seja tratada, pode evoluir para pneumonia e ainda é capaz de agravar quadros anteriores que já eram existentes antes de sua aparição, como problemas cardíacos, asma ou doenças crônicas pulmonares, exemplo a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Como ambas são infecções respiratórias podem ser, inclusive, confundidas com a Covid-19, uma vez que os sintomas iniciais são semelhantes. Além disso, tanto a gripe quanto o resfriado (e a Covid-19) são transmitidas através de gotículas de saliva dos indivíduos infectados que se dispersam pelo ar por meio de espirros, tosse, etc. e entram em contato com as vias aéreas de outros indivíduos. Além disso, em ambientes fechados sem a circulação suficiente de ar, é possível que os vírus sejam transmitidos por objetos infectados com essas gotículas.

Após a contaminação, o tratamento para ambos os casos pode ser feito através de analgesia medicamentosa com a prescrição médica de antitérmicos e outros medicamentos para ajudar a tranquilizar os sintomas, mas de toda forma, o melhor remédio para a gripe e para o resfriado é a prevenção!

Medidas simples podem se tornar um hábito e serem extremamente eficazes contra a contaminação dessas doenças. Um ótimo começo é procurar por uma alimentação balanceada, com um menor consumo de alimentos gordurosos e de mais alimentos cheios de vitaminas e minerais, como frutas e salada, já que uma boa alimentação tem influência direta no funcionamento do organismo e consequentemente na imunidade. Outro passo importante é tomar bastante água ao longo do dia, o ideal é ingerir cerca de 2,5 L diariamente.

Por serem transmitidas da mesma maneira que a Covid-19, alguns cuidados para a prevenção da gripe e do resfriado se tornaram hábitos na pandemia, mas os listamos aqui, pois são fundamentais para evitar o contágio:

  • Lavar as mãos com frequência;
  • Em falta de água e sabão, higienizar as mãos com álcool em gel 70%;
  • Utilizar lenço descartável;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoais;
  • Manter os alimentos bem ventilados;
  • Evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais das doenças;
  • Ao tossir ou respirar, usar lenço de papel, ou na ausência dele, cobrir o nariz com a área interna do cotovelo, entre o braço e o antebraço.

Uma outra dica importante para finalizarmos é ressaltar a importância da vacinação contra a gripe, principalmente para idosos, crianças, gestantes e outros grupos de risco. Aderir às campanhas de vacinação é necessário tanto para proteger cada indivíduo contra a contaminação, já que a vacina ajuda nosso organismo a criar anticorpos, quanto para “desafogar” o sistema de saúde, que pode ficar sobrecarregado com epidemias de gripe durante o período frio da época.

O Gerardo Trindade está sempre com você, seja para trazer informações, seja para lhe garantir um bom atendimento e serviços de qualidade em nosso laboratório. Clique aqui para entrar em contato através do nosso Whatsapp e agendar seus exames!