Ter um vida longa e saudável é o desejo de todos, não é verdade? Isso passa pela ausência de doenças e pela qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dezesseis milhões de brasileiros sofrem de diabetes. Ainda segundo esses dados, a taxa de incidência da doença aumentou 61,8% nos últimos dez anos. 

A diabetes é uma doença crônica – sem cura, mas com tratamento – que ocorre quando há um excesso de açúcar no sangue. E por que isso acontece? Porque as células do pâncreas não produzem insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou porque o organismo não consegue utilizar esse hormônio adequadamente (diabetes tipo 2).

Embora a diabetes tenha uma forte componente genético, o estilo de vida também funciona como um gatilho para o seu desenvolvimento. Por isso, é fundamental que certas medidas sejam adotadas para prevenir a doença:

❤ Alimentação saudável

Esse é um dos maiores pilates na hora de prevenir a diabetes, mas é importante destacar que os cuidados com a dieta vão muito além de evitar os doces. É importante que haja o consumo diário de alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais; que as carnes consumidas sejam magras; que os alimentos ricos em carboidratos processados sejam evitados e que os cereais integrais estejam mais presentes no cardápio. Além disso, é recomendado fazer várias pequenas refeições ao longo do dia para evitar o jejum intermitente e comer devagar, mastigando bem todos os alimentos. 

❤  Exercícios regulares

Alguns casos de diabetes, segundo a Organização Mundial de Saúde, são causados pela falta de atividade física, pois o sedentarismo favorece fatores como obesidade, hipertensão e desequilíbrio no colesterol. Por isso procure fazer exercícios físicos todos os dias; você não precisa passar horas na academia. Pode caminhar ou correr ao ar livre, se preferir, diariamente. 

❤ Peso saudável

A diabetes acomete pessoas magras e acima do peso, mas no caso da diabetes tipo 2 o excesso de peso é o principal fator para o desenvolvimento da doença. O sobrepeso atua como um acúmulo de gordura em órgãos importantes e isso prejudica a função da  insulina, causando a elevação da glicemia.  

❤ Sono de qualidade

O sono é muito importante para que o organismo desempenhe bem suas funções. Ter uma noite com um sono de qualidade acaba tendo efeitos positivos na saúde. Quando isso não acontece os efeitos acabam sendo negativos. A privação de sono pode acabar influenciando na diminuição de tolerância à glicose e aumento da resistência à insulina, por exemplo. 

❤ Fique longe do álcool e cigarro

O álcool não acrescenta benefício algum ao corpo. Pelo contrário, só prejudica a saúde dos órgãos e favorece o acúmulo de peso. O cigarro, por sua vez,  aumenta o risco de diabetes tipo 2 de 30% a 40% por contribuir para o ganho de peso, eleva as taxas de cortisol e estimula a formação de radicais livres. Além disso, a nicotina afeta diretamente a secreção de insulina, prejudicando a atividade das células do pâncreas.

❤ Check-up anual

A diabetes é uma doença silenciosa, isso significa que ela pode não apresentar sintomas. É comum que as pessoas descubram que são diabéticas numa consulta de rotina, às vezes por outros motivos. O check-up tem papel fundamental nesse sentido,  porque pode identificar quando o nível de glicose no sangue já está elevado (pré-diabetes), mas ainda sem caracterizar a instalação da diabetes propriamente dita.

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!