Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres, segundo uma pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem em São Paulo. Isso deixa você surpreso? Geralmente, eles cuidam bem menos da saúde – isso inclui aspectos como alimentação, rotina de exercícios físicos e check-up. Estamos no Novembro Azul, um mês importantíssimo para a conscientização masculina a respeito do câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, segundo o INCA. 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Quando falamos do câncer de próstata estamos falando do tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (mais de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em alimentos de verdade: verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

Muitos homens ainda enxergam as consultas médicas apenas como emergenciais, ou seja, somente quando algum sintoma surge e com ele algum tipo de incômodo ou dor. É preciso que o cuidado com a saúde seja preventivo, só assim será possível ter mais qualidade de vida. O PSA, antígeno prostático específico, é o marcador mais utilizado para diagnosticar qualquer tipo de alteração na próstata e, consequentemente, o câncer.

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir as chances de desenvolver doenças. Além disso, um check-up anual deve fazer parte da vida dos homens e ser visto como uma oportunidade de ter um olhar mais atento à saúde. 

Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e assintomáticos, a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos exames. Vale lembrar que o câncer de próstata é considerado de terceira idade, já que ¾ dos casos acontecem a partir dos 65 anos e o risco pode ser maior em quem tem histórico familiar da doença.

E por falar em saúde, bem-estar e prevenção do câncer de próstata não podemos deixar de mencionar a necessidade de cuidar também da saúde mental. A melhor maneira de fazer isso é colocando em prática o autocuidado. Tudo bem se você tiver uma rotina agitadíssima, cuidar de toda sua família e ter uma enorme responsabilidade com as demandas na sua casa e trabalho, a maioria das pessoas vive isso. O que não pode é abandonar suas necessidades básicas, ou seja, alimentação saudável, cuidado com o corpo e mente, prevenção de doenças e, se for o caso, cuidados com o rastreamento e acompanhamento daquelas que você já tem. 

Hábitos saudáveis e cuidados preventivos desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças e qualidade de vida!

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!