A prevenção do câncer pode e deve ser feita como a maioria das doenças, através de uma alimentação saudável e uma rotina regular de atividades físicas, além da realização do check-up anual. Hábitos nocivos, como o tabagismo e o álcool, devem ser eliminados da rotina a qualquer custo.

Há muitos fatores, internos e externos, que influenciam o aparecimento do câncer. Na maioria das vezes eles estão ligados ao estilo de vida, genética e a própria capacidade do organismo de se defender dessas agressões. Se você quiser saber como prevenir o câncer, é só acessar esse conteúdo aqui!

Por incrível que pareça, são raros os casos da doença que se devem exclusivamente a fatores hereditários. Isso só reforça a necessidade de mudar de vez aqueles hábitos que não contribuem em nada para a saúde, muito pelo contrário. Entretanto, quem tem casos de algum tipo de câncer na família deve, sim, redobrar os cuidados. Em que sentido? No sentido de realizar um check-up para, se for o caso, diagnosticar a doença o quanto antes e fazer o rastreamento e acompanhamento. 

Qual a diferença entre diagnóstico e rastreamento?

O objetivo do diagnóstico precoce é identificar sinais e sintomas iniciais da doença, primando pela qualidade e pela garantia da assistência em todas as etapas da linha de cuidado da doença. O diagnóstico precoce, dessa forma, é uma maneira de possibilitar terapias mais efetivas, já que contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer. 

Já o rastreamento é uma ação dirigida àquelas pessoas sem sintomas da doença, que tem o intuito de identificar o câncer em sua fase pré-clínica, como o câncer de mama, câncer próstata ou intestino.

Exames de rotina são usados no rastreamento precoce de câncer

Um check-up anual com exames simples ajudam muito no rastreamento de vários tipos de câncer. Um simples hemograma, por exemplo, pode ajudar no diagnóstico precoce de uma leucemia. Já a pesquisa de sangue oculto nas fezes consegue sinalizar a presença de um câncer colorretal. Estes exames não fecham diagnóstico, mas sinalizam para o médico que há algo errado no organismo e dão a dica para fazer exames mais aprofundados. Por isso é fundamental a realização do check-up anual! 

Marcadores tumorais

Você já ouviu falar em marcadores tumorais? São proteínas ou outras substâncias produzidas tanto por células normais quanto por células cancerígenas, mas em quantidades maiores pelas células cancerígenas. Eles podem ser encontrados no sangue, urina, fezes, tumores ou em outros tecidos ou fluídos corporais de alguns pacientes com câncer. Existem vários marcadores tumorais em uso clínico. O PSA, por exemplo, antígeno prostático específico, é usado para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. Alguns marcadores estão associados a apenas um tipo de câncer, enquanto outros estão relacionados a vários tipos de câncer. Mais exemplos de marcadores tumorais: alfa-feto-proteína (câncer hepático), Ca-125 (câncer de ovário), Ca-15-3 (câncer de mama), Ca19-9 (câncer de pâncreas), Ca-72-4 (câncer gástrico) e CEA (câncer colorretal).

Não esqueça de realizar o seu check-up anual e conte com o Laboratório Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!