Se você é uma daquelas pessoas que se preocupa somente com o valor calórico dos alimentos ou que ainda não tem o hábito de avaliar precisamente o que é melhor para sua saúde no dia a dia, essa é a hora de refletir sobre o tipo de alimentação que você anda tendo e, principalmente, quais tipos de alimentos tem nutrido o seu corpo.

Saúde e bem-estar são duas palavrinhas que não podem sair da nossa cabeça, porque é só a partir delas que é possível viver o melhor da vida. Por outro lado, ambas só funcionam se houver combustível o suficiente para mantê-las. Isto é, uma alimentação rica em nutrientes e uma rotina regular de atividades físicas, que fazem bem não somente ao corpo, mas também à mente. Muito bem, mas como ter uma alimentação saudável? Sem boicotar a própria saúde! 

Muitas vezes você vai ao nutricionista, recebe um guia de como se alimentar e cataploft: isso dura uma semana, no máximo. Por quê será? Falta assumir o protagonismo dessa mudança! Ninguém, além de você, é responsável pela sua alimentação, hábitos e saúde. Por outro lado, as vezes você decide mudar de hábitos sem ajuda profissional e dá certo. A diferença está no compromisso assumido! 

O desejo de mudar de vida é, sem sombra de dúvidas, um dos principais modos de revolucionar a sua relação com os alimentos. Acredite, depois que isso acontecer você não vai querer voltar atrás. Selecionamos alguns alimentos além dos já tão batidos: frutas, legumes e verduras, que não podem faltar na sua mesa e você vai descobrir o porquê:

Cereais integrais: como eles não passam por processos de refinamento não perdem seus nutrientes e contribuem para o funcionamento do organismo, normalização da flora intestinal e até para o humor! São eles: aveia, arroz integral, arroz negro, trigo em grão, fibra de trigo, freekeh, quinoa e amaranto. 

Leguminosas: são excelentes fontes de fibras, ferro do tipo não heme e potássio e ainda melhoram os níveis de açúcar no sangue. São eles: feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, amendoim, entre outros. Dica: se você tem problemas de flatulência com a maioria dos feijões, experimente o azuki – ele tem um nível de fermentação mais baixo e minimiza possíveis desconfortos. 

Óleos prensados a frio: você já ouviu falar neles? A prensagem a frio é o único método de extração que garante um óleo puro. São considerados funcionais, porque são ricos em ômegas e ácidos graxos essenciais, importantíssimos para manter o bom funcionamento das células. São eles: óleo de coco, macadâmia, linhaça, chia, gergelim, abacate e azeite de oliva.

Fermentados: são ricos em probióticos (organismos vivos), que  ajudam a controlar problemas, como a síndrome do intestino irritável, inchaço e flatulência, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer. São eles: iogurte, leite fermentado, queijo cottage e kefir.

Cacau: sim, incluímos esse alimento na nossa lista! Ele é rico em antioxidantes, magnésio e triptofano, o que auxilia na produção da serotonina e melhora do humor. Alguns estudos comprovam de consumir 30g de chocolate amargo, ou seja, no mínimo 70% de cacau, produz efeitos benéficos à saúde. Viva!

E aí, preparado para mudar de vida? Inspire-se nesse post e conte com o Gerardo Trindade!