A tireoide é uma glândula responsável por regular importantes órgãos como coração, cérebro, fígado e rins. Essa glândula em formato de borboleta produz os hormônios T3 (Tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis pela organização metabólica. Cansaço excessivo sem explicação, desânimo e insônia podem ser sinais de que a tireoide não está funcionando bem. Quando isso acontece, ela pode liberar hormônios em excesso, provocando o hipertireoidismo ou em quantidade insuficiente, o que provoca o hipotireoidismo.

A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada no cérebro. A hipófise produz o hormônio TSH (hormônio tireoestimulante),  que regula a liberação dos hormônios tireoidianos. É o TSH que dá o comando para a tireoide aumentar ou diminuir a produção dos hormônios T4 e T3. 

Os hormônios T3 e T4 são transportados no sangue pela proteína TBG – globulina transportadora de tiroxina –  e só são ativos quando estão desligados da proteína de transporte, por isso que normalmente T4 livre e T3 livre são mais solicitados pelos médicos.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo se desenvolve quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireóide,T3 e T4, com diminuição do TSH para poder compensar a liberação excessiva dos hormônios tireoidianos. O hipertireoidismo também pode ser provocado por doença auto-imune – Doença de Graves – que leva à produção de anticorpos que ao entrar em contato com receptores de TSH na tireoide super estimulam a produção de hormônios T4 e T3. A doença geralmente apresenta sintomas como:

– batimentos cardíacos acelerados, mais de 100 por minuto;

– nervosismo, ansiedade e irritação;

– mãos trêmulas e sudoreicas;

– perda de apetite e peso;

– queda de cabelo;

–  unhas descamadas;

– fraqueza nos músculos, especialmente nos braços e coxas;

– intestino solto;

– alterações menstruais;;

– perda de cálcio dos ossos, com aumento do risco de osteoporose e fraturas.

Exames  importantes a serem realizados na suspeita de hipertireoidismo:

– T4 livre

– TSH

– TRAB

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo se desenvolve quando há uma queda na produção dos hormônios da tireóide (T3 e T4). A doença costuma apresentar sintomas como:

– sonolência diurna;

– intestino preso;

– pele seca;

– queda de cabelo;

– ganho de peso;

–  alterações menstruais;

– unhas quebradiças;

– alterações de humor;

– depressão

O hipotireoidismo pode ser causado por doenças auto-imunes que produzem anticorpos produzidos contra a tireoide e seus componentes ou, ainda, contra a proteína que transporta os hormônios no sangue.

Exames importantes a serem realizados na suspeita de hipotireoidismo:

– T4 livre

– TSH

– TPO, ac anti

– Tireoglobulina

– Tireoglobulina, ac anti

– TBG

Como prevenir problemas na tireoide?

Hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e rotina de exercícios físicos, são muito importantes para prevenir qualquer doença. Não seria diferente com a tireoide. Quando o assunto é alimentação, por exemplo, é imprescindível evitar o excesso de sal – principalmente pelo iodo que é adicionado ao sal.

Além disso, alguns estudos mencionam a importância do selênio à saúde da tireoide. Nesse sentido, vale a pena incluir a castanha-do-pará no seu cardápio. 

Check-up anual

Existem dois exames que devem ser realizados anualmente para avaliar a tireoide: TSH e T4 livre. Independentemente da idade. Os exames são usados na triagem e acompanhamento das alterações da tireoide. A partir de alterações nos valores de TSH e T4 livre seu médico irá solicitar exames complementares para descobrir a causa das alterações.

As mulheres e as pessoas com histórico na família ou que já fizeram cirurgia para retirada de nódulos na glândula precisam redobrar a atenção quando o assunto é saúde da tireoide. 

Quando não corretamente tratadas, essas disfunções podem comprometer a qualidade de vida, o bem-estar e a performance física e mental, além de elevar os níveis de colesterol e contribuir para o surgimento de problemas cardíacos.

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!