Dezesseis milhões de brasileiros sofrem de diabetes, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda segundo esses dados, a taxa de incidência da doença aumentou 61,8% nos últimos dez anos, o que é muito grave!

Antes de tudo, é importante saber exatamente do que se trata a doença. A diabetes é uma síndrome metabólica que ocorre pela falta de insulina ou pela incapacidade dela exercer sua função da forma correta, gerando aumento da glicose (açúcar) no sangue. 

Existem três tipos de diabetes, a chamada pré-diabetes, quando uma pessoa tem potencial para desenvolver a doença; a diabetes tipo 1, quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina; e a diabetes tipo 2, quando ocorre a diminuição da insulina e um defeito na sua ação, também chamado de resistência à insulina. O tipo 1 apresenta sintomas clínicos, como aumento de frequência urinária, sede, fome, perda de peso, infecções recorrentes e cansaço. Já o tipo 2 é assintomático, o que alerta a importância de manter os exames em dia. 


Imagem | Quando uma pessoa sem diabetes faz uma refeição x Quando uma pessoa com diabetes faz uma refeição 

Quando você controla a doença com uma dieta adequada, atividades físicas, medicamentos, além das aplicações de insulina (se este for o caso), é possível evitar complicações. 

Hoje, dia mundial do controle da diabetes, trazemos algumas dicas para ajudar você a viver com mais qualidade de vida! 

✔️ O controle glicêmico é o principal cuidado: a taxa de glicose deve estar entre 80 e 130 em jejum, de maneira geral. Após as refeições, essa taxa deve estar entre 160 e 180;

✔️ Dieta: o cumprimento da dieta alimentar adequada é fundamental para evitar o aumento da taxa de glicemia e outras complicações. 

Comer alimentos ricos em fibras e evitar alimentos ricos em gordura e açúcar em todas as refeições é a principal medida para aprender a conviver com a diabetes. Por isso, devem fazer parte da sua rotina: carboidratos complexos (pão, massas, bolos ou biscoitos integrais); cereais integrais (chia, linhaça, etc); legumes; frutas (maçã, pera, laranja, uva, melancia, melão – sempre com casca); queijo branco; leite e iogurte desnatados; adoçante stévia e carnes magras. 

Outra dica é comer sempre em pequenas porções, no mesmo horário e evitar ficar muitas horas sem se alimentar! 

Quando for consumir algum tipo de fruta é importante que isso seja feito depois de uma refeição principal, como almoço e jantar, nunca isoladamente. Esse cuidado deve ser tomado porque as frutas têm açúcar, e não só a frutose. Além disso, reforce o hábito de não beber sucos da fruta. Os sucos precisam ser evitados, porque tem uma absorção muito rápida do açúcar. 

✔️ Atividade física: você já deve ter ouvido falar que a prática regular de atividade física previne uma série de doenças e serve como controle de muitas. Pois é, não é diferente com a diabetes. O exercício físico, nesse caso, é mesmo um santo remédio! Ele estimula a produção de GLUT-4, uma proteína que recolhe a glicose que sobra no organismo para jogá-la dentro da célula. Assim, você precisa de menos insulina para absorver o açúcar! Além disso, praticar atividades físicas é muito benéfica para evitar complicações na diabetes tipo 2, como hipertensão, obesidade e aumento do colesterol. Então fica aqui o lembrete: não relaxe e movimente o corpo, do contrário a glicemia voltará a subir!

Alguns cuidados durante e depois da prática: 

– Hidrate-se muito bem;

– Meça a glicemia a cada hora;

– Coma algum tipo de carboidrato, vale uma barrinha de cereal;

– Quando terminar, verifique sua glicose para evitar uma hipoglicemia tardia;

– Os exercícios diminuem sim a glicemia, mas em hipótese alguma reduza a dose do seu medicamento por conta própria!

✔️ Acompanhamento médico: a realização de exames e o acompanhamento médico são essenciais para diagnosticar e monitorar a diabetes! 

EXAMES A SEREM REALIZADOS PERIODICAMENTE

Glicemia: mede as taxas de açúcar no sangue;

Hemoglobina glicada: investiga as células do sangue e define a média da glicose do trimestre;

Glicemia pós-prandial: avalia o nível de glicose depois de uma refeição (ideal para ajustar doses de remédio);

Frutosamina: estuda as proteínas no sangue e define a média de glicose de 2 semanas. 

Ter diabetes não é viver com restrições, mas aprender a compreender o que acontece no seu corpo e se importar um pouquinho mais com os seus hábitos!

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!