A saúde e o bem-estar de qualquer pessoa está intimamente relacionada aos seus hábitos. Quando o assunto é saúde do homem o mesmo acontece, mas com a diferença de que eles ainda procuram menos os médicos do que as mulheres e vivem, em média, sete anos a menos. 

Preconceito, questões culturais e medo permeiam essa baixa procura em relação a prevenção de doenças, diagnósticos e tratamentos. Por outro lado, este mês – Novembro Azul – o assunto ganha destaque não apenas no que diz respeito ao câncer de próstata*, mas a saúde de forma geral. 

Os homens também são mais propensos a doenças como diabetes, hipertensão, câncer, além de doenças cardiovasculares. Por isso, a prevenção é um aspecto fundamental para uma vida saudável, leve e feliz. Uma alimentação equilibrada, aliada à prática regular de atividades físicas, exclusão do álcool e cigarro, além de um check-up anual, são fundamentais para isso! 

Os exames laboratoriais de rotina continuam valendo, mas destacamos aqui uma maior necessidade em relação aos cuidados com o coração, fígado e o câncer de próstata. Por isso, são recomendados exames para verificar o perfil lipídico, a glicemia e, em casos de homens com fatores de risco de infarto elevado, dosagem de Proteína C reativa ultrassensível, APO-A1 e APO-B. Em relação a saúde hepática, outro aspecto importante na saúde dos homens, são recomendados exames para medir a elevação das enzimas TGO, TGP, GGT, pois elas indicam se há ou não algum tipo de lesão no fígado. A dosagem de proteínas totais, assim como a albumina, também verificam a saúde do fígado! 

As doenças sexualmente transmissíveis também merecem atenção! Testes para diagnosticar  o HIV, a hepatite B (HBsAg) e o vírus da hepatite C (anti-HCV) podem fazer uma enorme diferença na sua saúde! Mais importante do que os testes é o cuidado que antecede a relação sexual, tenha sempre uma camisinha com você e, em hipótese alguma, deixe de usá-la. Essa decisão pode mudar completamente a sua vida!

Não podemos esquecer do PSA, o antígeno prostático específico, que é feito através da coleta de sangue e serve para identificar a presença do câncer de próstata em homens assintomáticos, além de evitar a realização de biópsias sem necessidade. 

Reforçamos que o diagnóstico precoce de doenças aumenta as chances de tratamento! Por isso, se você é homem e está lendo esse post, adote uma postura proativa em cuidar de quem mais importa: você!

Conte com o Gerardo Trindade para cuidar da sua saúde!

*Todo ano, o câncer de próstata atinge o equivalente a um estádio de futebol lotado. Fonte: Inca: 68.220 novos casos 2018-2019