É bem comum pensarmos que quando estamos livres de alguma doença temos saúde, certo? No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde significa estar em completo bem-estar físico, emocional e social.

Depois de ter consciência do que a frase quer dizer a coisa fica um pouco mais complexa. Primeiramente é importante rever nossos hábitos e não tentar mais justificá-los pela correria da vida moderna. Acredite, só esse primeiro passo já será um desafio. Como seres humanos estamos sempre querendo convencer a nós mesmos e aos outros e, por isso, usamos tantos desculpismos. Toda essa correria, principalmente vivida por aqueles que comem fora de casa, acaba contribuindo para uma alimentação nem um pouco nutritiva, ou seja, pobre em verduras, legumes e frutas, além de elevado índice de consumo no que diz respeito a bebidas com açúcar (refrigerantes e sucos), de sódio e gordura saturada.

A questão é que mesmo no self-service podemos fazer escolhas saudáveis! Então que tal substituirmos todas as nossas desculpas pela consciência de que as nossas escolhas moldam quem somos e quem seremos no futuro? Sem falarmos no exemplo para as nossas crianças! Vamos por partes…

Falando em escolhas saudáveis é impossível não pensar em algum tipo de atividade física. Qualquer que seja ela, a alimentação é o seu combustível. Reflita sobre que tipo de alimento tem sido o seu: natural ou industrializado? Diversos estudos indicam que o consumo de alimentos industrializados pode estar associado ao desenvolvimento de câncer. Por outro lado, uma alimentação saudável aliada a prática de exercícios físicos é capaz de combater a doença. É hora de colocar na balança o que você quer para você e para a sua família.

Lembra do exemplo para as crianças? Pois é, os pequenos só reproduzem o que veem, ouvem e presenciam. Os pais ou responsáveis devem não só incentivar o consumo de alimentos saudáveis e in natura, como devem sentar à mesa com elas comendo o mesmo, principalmente o verdinho que as crianças às vezes recusam e até choram para comer. Incentive desde pequeno o seu filho a gostar de verduras, legumes, grãos e frutas. Limite a quantidade de doces, prefira receitas mais naturais como a combinação banana  ou maçã + canela de sobremesa. A criança não gosta daquilo que ela não conhece!

Se aquilo que comemos é combustível para o nosso corpo, o que dirá para a nossa mente? O lado emocional também faz parte da nossa saúde. Aliás, quem nunca recorreu a um doce como forma de compensação? Acontece que o açúcar oferece uma alegria momentânea e logo ela vai embora. Por isso é importante ter uma rotina de atividades físicas, se puder ao ar livre, para sentir bem-estar todos os dias e não só em alguns minutos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o brasileiro consome 50% a mais de açúcar do que deveria. O recomendado é que apenas 10% das calorias diárias provenham do açúcar, sendo, preferencialmente, que não passe dos 5%. Essa ingestão representa 50 g de açúcar por dia (em uma dieta de 2 mil kcal/dia). Uma dica é ficar sempre atento aos rótulos dos alimentos, já que a indústria alimentícia tem muitos nomes para o açúcar isso dificulta sua identificação na lista de ingredientes. Não se engane!
Nomes mais comuns para o açúcar nos produtos industrializados

Outra dica super bem-vinda é ficar atento a vontade excessiva de comer doces. Esse desejo pode estar associado à falta de nutrientes no organismo (triptofano, vitaminas do complexo B e magnésio), muito importantes para a fabricação de serotonina no cérebro, responsável pela sensação de bem-estar, controle da saciedade e o tão almejado bom humor.

Além da alimentação, é importante estar com pessoas que amamos, manter relacionamentos saudáveis de qualquer natureza, ter lazer, procurar estar ao ar livre e pegar sol pela manhã, descansar e procurar equilibrar as emoções diante dos acontecimentos que não celebramos de jeito nenhum, como a morte de algum amigo ou familiar e que, infelizmente, faz parte do ciclo da vida.

A saúde física, emocional e social é importante para combater as doenças do corpo e da alma, como a ansiedade e a depressão. Façamos nossa parte para viver melhor e estar por perto o maior tempo possível daqueles que amamos e dependem direta ou indiretamente de nós, sem nos esquecermos de que nós também precisamos de cuidados!

Conte com o Laboratório Gerardo Trindade para cuidar de você e da sua família!